Viver com Cristo
O desenvolvimento de um indivíduo em sua caminhada na vida cristã é fundamental.
Quando falamos em vida com Cristo, falamos no relacionamento diário com Deus após o encontro com Jesus.
Observe algumas etapas dessa jornada:
1 - Início: qual é o início da vida cristã?
O início é a conversão à Cristo, é o ponto de largada na vida com cristo.
2 - O companheiro:
O Espírito Santo é o companheiro durante a caminhada, sem ele, é impossível seguir.
As coisas de Deus não acontecem pela força física, mas sim, pelo Espírito de Deus.
3 - Práticas da vida cristã :
Algumas coisas são essenciais na caminhada, como a leitura bíblica e a oração. Não há como crescer na vida cristã sem conversar e ter intimidade com Deus.
4 - Liberdade da Vida Cristã :
quando começamos uma caminhada cristã, devemos colocar um ponto final nas experiências passadas para iniciarmos um novo tempo.
5 - Consolidar a vida cristã :
Qual é o selo da caminhada cristã?
É o batismo, onde se declara a todos a decisão de seguir a Deus.
6 - Família cristã: é preciso estar ligado durante toda a caminhada, à igreja. Ela é a sua casa e a sua família na vida cristã.
7 - Transformação contínua do caráter : nosso caráter deve estar em constante evolução e transformação.
8 - Missão: não há como crescer na vida cristã se não haver uma imersão no “servir’’ e compartilhar da fé, Jesus nos dá esse exemplo. Ide e fazeis discípulos, compartilhe o que você aprendeu. O desenvolvimento da caminhada cristã é aquilo que recebo, devo transmitir a outros. Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15
Conversão Vamos ao ponto inicial:
A Conversão - Nascimento - Viver com Cristo
Podemos comparar a conversão na vida cristã com a conversão no código de trânsito brasileiro, por exemplo. Convergir significa retornar.
Na vida cristã, temos experiências que mostram o percurso a seguir.
No momento da conversão, há uma alteração no percurso.
A Bíblia é como placas sinalizadoras que nos mostra onde andar.
Veja Efésios 5:15: “Portanto, vede como andais.’’ O arrependimento e a fé são marcas da nossa conversão.
Devemos seguir a Bíblia como um guia de conduta, ou seja, seguir seus princípios e levá-los para a nossa vida. É necessário entender alguns aspectos da conversão.
Observe: 1ºAspecto - Fé em Jesus É uma das primeiras evidências que precisamos ter.
O conceito de fé vai além de acreditar, fé está entrelaçado com o conceito de confiar.
É uma fé viva, prática. Vida cristã é algo contínuo, em movimento, com início, desenvolvimento e crescimento progressivo.
Você já deve ter se perguntado: somos todos filhos de Deus? Veja a resposta em Romanos 3:23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;’’ A resposta infelizmente, é não, pois pecamos e estamos separados da glória de Deus.
Em Gênesis 1:27: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.’’ Ou seja, nesse aspecto, todos somos criação de Deus, no entanto, nem toda a criação de Deus, é filho Dele.
Observe com atenção esse texto de João 1:12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu no seu nome.’’ Assim, filhos são aqueles que creem e confiam no Senhor.
2º Aspecto - Arrependimento É uma das marcas da conversão, significa mudança de mentalidade. Na Bíblia, encontramos arrependimento escrito em grego: metanoia, é uma palavra composta, meta significa transformação, e noia significa mente, pensamentos.
Não significa remorso, é algo muito maior que isso.
Um texto muito importante dentro desse contexto é Romanos 12:2: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
’’ Devemos transformar nosso entendimento.
Efésios 4:22: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos...’
’ Conversão não é um ato, mas sim, um processo contínuo até o encontro de Jesus.